ISOLAR PARA POUPAR - SAIBA POR ONDE COMEÇAR! 

 

 

 

Uma casa bem isolada termicamente permite poupar na fatura todo o ano.

Uma casa bem isolada termicamente permite-nos beneficiar de conforto térmico todo o ano e assim, poupar na fatura. 

Estima-se[i] que 74% de portugueses consideram as suas casas frias, 37% diz que não possui qualquer isolamento em casa e 35% diz que não sabe sequer se a sua casa possui isolamento.

 

O que ganho com Isolamento Térmico?

Mantém a temperatura interior ao longo de todo o ano, o que representa menores gastos com a  fatura da luz  e maiores benefícios para o planeta sem recorrer a equipamentos de climatização, que podem representar um alto investimento e elevada despesa mensal. 

 

 

 

 

O que é e como funciona o Isolamento Térmico?

 

O isolamento térmico consiste na utilização de determinados materiais de construção que têm as características térmicas necessárias para travar a troca de temperaturas entre o ambiente interno e externo, mantendo assim a temperatura desejada dentro de casa.  

 

 

Como pode analisar a prestação térmica de cada material?

 

O parâmetro de análise em Ficha técnica é a “Condutividade Térmica” (W/m/K) que quantifica a habilidade dos materiais em conduzir a energia térmica. Um valor menor, representa uma maior capacidade de isolamento, significando que permite menor passagem/troca de temperatura entre ambientes. 

 

 


 

 

VAMOS POUPAR! 

 

 

Para reduzir o consumo em climatização (ar condicionado, piso radiante, radiadores a óleo), a forma mais eficiente e económica é a melhoria da estrutura que envolve o edifício, uma vez que é através da “pele” do edifício que se verificam as maiores perdas energéticas. 

 

 

Estima-se[iii] que 62% das perdas de energia acontecem ao nível do Telhado, Paredes, Pavimentos: 

 

 

 

 

Telhado, Paredes, Pavimentos

 

 

     

 

 

 

 

DOIS SINAIS DE QUE A SUA HABITAÇÃO NECESSITA DE UM MELHOR ISOLAMENTO 

 

1. Se a sua casa sofre grandes oscilações de temperatura (muito quente no verão e muito fria no inverno) deverá inspecionar o isolamento da cobertura; 

 

2. A existência de focos de humidade, fungos e bolores poderá indicar falta de isolamento. 

 

 

 


 

 

 

SAIBA COMO FAZER VOCÊ MESMO E SEM GASTAR MUITO

 

Se precisa de melhorar o isolamento térmico da sua casa sem grande investimento, mas não sabe por onde começar, tome nota de algumas ideias: 

 

 

 

QUE TIPOS DE ISOLAMENTO TÉRMICO EXISTEM? 

 

 

 MATERIAL 

CONDUTIVIDADE TÉRMICA (W/mK)

PIR - Polisocianurato

0,023 a 0,028

XPS – Poliestireno Extrudido

0,033 a 0,036

Esferovite

0,036

Lã de Rocha 

0,033 a 0,037

Cortiça 

0,037 a 0,040

Lã de Vidro 

0,037 a 0,040

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

COMO DECIDIR A ESPESSURA DO MATERIAL? 

Em geral, quanto mais espesso for o material, mais eficaz será na sua prestação. Deverá ter, no entanto, em consideração, o espaço que irá ocupar.

 


 

 

COMECE DE CIMA PARA BAIXO: COBERTURA, PAREDES E PAVIMENTO

 

 

 

COBERTURA 

 

Este é um dos pontos de maior influência na temperatura da casa, pelo que merece uma atenção especial.  

 

Tem um sótão de acesso limitado? 

Se tiver um sótão de acesso limitado e quiser melhorar o conforto térmico da casa, pode optar por colocar no Pavimento do sótão, Lã de Rocha em rolo com 100 mm espessura – MN 230 – 100 mm. Como?  Basta desenrolar e começar a poupar.   

 

 

 

Pode também optar por rolo revestido a Papel Kraft: Lã de Rocha com papel kraft MK 230 - 100 mm. Colocar o kraft virado para cima, o kraft ficará a proteger o isolamento.

                                                                 

Ou ainda, optar por rolo sem revestimento: Lã de Rocha MN 230 – 60mm + 1 camada em rolo com papel kraft: Lã de Rocha Mk 230 – 60mm e deste modo faz eliminação de eventuais pontes térmicas. 

 

As placas isolantes em XPS também são muito utilizadas pela comodidade em cortar e aplicar diretamente debaixo das telhas e como solução também para pavimento. São altamente impermeáveis e eficazes na prevenção de bolores. 

 

 

 

PAREDES 

 

As paredes exteriores são um dos elementos que mais enfrentam o vento e a chuva. A solução ideal é colocar isolamento térmico do lado exterior, não só por ser mais fácil de instalar, como também para não interferir com os espaços interiores da casa. Este sistema é conhecido por ETICS ou Capotto. Geralmente, são usadas placas rígidas de Poliestireno Extrudido – XPS ETICS, Poliestireno Expandido - Esferovite EPS100, Lã de Rocha - RE COAT ou Cortiça

 

 

PRINCIPAIS VANTAGENS DO ISOLAMENTO TÉRMICO PELO EXTERIOR: 

 

 

  • Redução das pontes térmicas;

 

  • Número variado de soluções de acabamento;

 

  • Paredes mais leves: como esse sistema faz com que as paredes sejam mais leves, consequentemente têm uma carga permanente menor sobre os elementos estruturais, aligeirando a estrutura do edifício; 

 

  • Economia a longo prazo: pense connosco, se o sistema ETICS contribui para eficiência energética do edifício, ele também ajuda (a longo prazo) na economia da sua casa, já que as necessidades de aquecimento e arrefecimento serão menores;

 

  • Aumento da área habitável: se substituirmos a parede dupla com isolamento por parede simples mais sistema ETICS, as paredes exteriores têm a espessura menor. Logo, a área do interior da casa fica maior;

 

  • Adequado para reabilitações: é possível colocar o sistema ETICS em fachadas degradadas, conferindo-lhes assim um aspeto novo. 

 

 

 

Contudo, as paredes também podem ser isoladas por dentro, mas esta intervenção requer um cuidado especial para não mascarar problemas de canalização ou infiltrações. 

Se for pelo interior, poderá optar por placas de XPS- Walltec CW, LÃ de Rocha ou Lã de Vidro ou EPS - Esferovite e terminar com Gesso cartonado

 

 

 

PAVIMENTO 

 

Quanto mais próxima a casa estiver da rua e do terreno, mais o chão está sujeito a mudanças de temperatura, é por isso importante que o chão seja isolado, não só para ajudar a manter a temperatura desejada, como também para evitar a formação de humidade. 

 

Um dos materiais mais usados para isolar o chão é a Cortiça, por ser um excelente isolante térmico, acústico e antivibrático e altamente resistente à humidade. Os painéis de isolamento feitos de cortiça são um produto permanente, podendo, em muitos casos, durar mais tempo que o próprio chão. 

 


 

 

A CORTIÇA NA CONSTRUÇÃO 

 

 

100% natural, renovável e reciclável, a cortiça é uma matéria-prima ecológica e endógena com elevado potencial de aplicação no sector da construção. 

 

Das inúmeras vantagens técnicas destacam-se o desempenho que proporciona ao nível do isolamento térmico e acústico, que posteriormente se refletem numa maior poupança energética, e o facto de assegurar a mesma performance ao longo de toda a vida útil do produto, sem perda de características. 

 

As soluções de cortiça são essencialmente usadas em isolamentos de paredes, de coberturas, lajetas flutuantes (pisos), juntas de expansão e pavimentos. Dependendo da solução, pode ser aplicada no início do projeto e em reabilitações. 

 

 

 

 

SOLUÇÃO PIR NA CONSTRUÇÃO

 

 

O Isolamento Térmico de Polisocianurato pode ser aplicado em toda a envolvente do edifício, desde paredes e pavimentos, até coberturas planas e inclinadas. 

 

Os produtos para aplicação em coberturas planas, são produtos leves, com muito bom desempenho térmico e mecânico, bom desempenho ao fogo e alta estabilidade dimensional. Permitem uma rápida aplicação em obra (menor número de fixações) e têm muito bom desempenho ao vapor, com o mínimo de absorção de água. São produtos em espuma rígida, de grandes dimensões e com uma estrutura celular fechada. Fornecidos em placas de elevada durabilidade e são facilmente cortados e aplicados em obra.  

 

Devem ser aplicados por baixo da membrana de impermeabilização e são compatíveis com todo o tipo de membrana sintética ou betuminosa. 

 

A maior vantagem deste material é a sua baixíssima condutibilidade térmica (a partir de 0.022W/mK) o que permite ter desempenhos muito melhores com baixas espessuras de isolamento.  

 

Por outro lado, a sua elevada resistência mecânica permite-lhe ser aplicado em coberturas com posterior instalação de painéis fotovoltaicos, garantindo-lhes uma boa base de apoio. 

 

 

 

Poupar está na ordem do dia, pelo que o isolamento térmico não deve ser esquecido. 

Com algumas alterações em zonas estratégicas, é possível usufruir de maior conforto térmico e salubridade do ar em casa, enquanto reduz a fatura da luz e ajuda o planeta.

 

 

Texto escrito por Elisabete Brito, Gestora de Produto em OBRAS360bySotecnisol. Percurso profissional de 19 anos na área da construção.


 

[i] In Portal da Construção Sustentável/Quercus, 2017

[ii] In Poupaenergia.pt

[iii] In AIPEX Associação Ibérica Poliestireno Extrudido