REABILITAR COM CORTIÇA EXPANDIDA - A SOLUÇÃO DE ISOLAMENTO NATURAL E ECOLÓGICA

cortiça

 

Porque devemos escolher a Cortiça?

 

Portugal é o maior produtor de cortiça do mundo. Falar de cortiça é falar de Portugal.

 

A cortiça é uma matéria-prima renovável, reciclável e biodegradável, isolante de calor, frio, som e vibrações.

 

O Aglomerado de Cortiça Expandida – ICB é um produto natural e vegetal, que provem da cortiça extraída das operações de limpeza e manutenção dos sobreiros.

 

O fabrico do aglomerado de cortiça expandida é feito a partir da expansão dos grânulos de cortiça, por ação do vapor de água sobre aquecido (a cerca de 400ºC), sendo a sua aglutinação feita com base nas resinas da própria cortiça, sem utilização de quaisquer agentes sintéticos.

 

As propriedades físicas e mecânicas da cortiça proporcionam a criação de um produto elástico, permeável ao vapor, de longa durabilidade e com excelentes caraterísticas de isolamento térmico, acústico, vibrático e de revestimento.

 

cortiça1

 

 

Vantagens da Cortiça enquanto material de Isolamento e Revestimento

 

Sendo a cortiça uma matéria-prima renovável, utilizar o isolamento em cortiça é promover a educação pelo respeito à natureza e ao meio ambiente, como garantia de atendimento das necessidades das futuras gerações, através da continuidade da utilização dos recursos naturais.

 

Utilizar aglomerado de cortiça expandida – ICB é optar por um produto com baixa energia incorporada, que utiliza como combustível 93% de biomassa e apenas cerca de 7% de eletricidade, parte dos quais compensados com a produção de energia nas nossas instalações e com origem em fontes renováveis.

 

Podemos dizer que as Placas de ICB têm um Duplo Contributo para a Eficiência Energética:

  1. Produto com pouca energia incorporada
  2. Contribui para a redução do consumo de energia nos edifícios

 

O facto de ser um produto com pegada de carbono negativa, ou seja, a indústria corticeira produz menos dióxido de carbono, do que o que é absorvido pela cortiça, é reconhecido e muito apreciado nas sociedades tecnologicamente mais avançadas, nomeadamente do centro da Europa.

 

A durabilidade do aglomerado de cortiça expandida – ICB e o facto de ser um produto 100% reciclável, no fim de vida útil dos edifícios, permite-nos dizer que devemos utilizar ICB pois o planeta agradece.

 

O baixo coeficiente de condutibilidade térmica associado ao excelente comportamento relativamente às variações de temperatura exterior, permitem um atraso ao fluxo de calor, ideal para obtenção do conforto térmico no interior dos edifícios. Além disso, deve-se considerar também o seu comportamento acústico e a sua beleza natural quando aplicado em revestimentos à vista.

 

casa cortiça sustentável value

 

Inovação - O Presente e o Futuro

 

Para além das placas de cortiça para isolamento, as placas de ICB têm uma cada vez maior procura em soluções criativas de design, nomeadamente por parte de designers e arquitetos, existindo a necessidade por parte dos fabricantes de equiparem-se com tecnologia apropriada, capaz de responder às mais diversas e exigentes solicitações.

 

A Cortiça Tipo REV para revestimento de fachadas exteriores com excelentes desempenhos de durabilidade, isolamento e acabamento, bem como o desenvolvimento de soluções inovadoras de revestimento e decoração, demonstram a grande versatilidade deste material e a capacidade de se adaptar às mais diversas solicitações, nomeadamente ao aparecimento de inovadores sistemas construtivos.

 

Exemplo disso são as Placas de Cortiça Acústica Decorativa Corkdelaunay Padrão 3D e Corkdelaunay Padrão 2D

 

 

Imagem6

 

Corkdelaunay Padrão 3D

 

Imagem7

 

Corkdelaunay Padrão 2D

 

 

 

 

A Cortiça na Reabilitação de Edifícios

 

COBERTURAS

 

Coberturas planas de acessibilidade limitada

Os aglomerados de cortiça expandida são praticamente inertes e totalmente compatíveis com a generalidade dos materiais utilizados no domínio da construção civil, aceitando, desta forma, a aplicação do sistema impermeabilizante (membranas asfálticas, pvc, epdm, etc.) evitando a realização de betonilhas, nomeadamente nas coberturas de acessibilidade limitada no restauro de edifícios.

 

Mais informação sobre o artigo aqui.

 

Cortiça coberturas planas

 

Coberturas inclinadas

A cortiça apresenta-se como uma solução de isolamento ecológica, mantendo as suas caraterísticas ao longo do tempo, satisfazendo, ao mesmo tempo, as necessidades do isolamento térmico e acústico, perante as amplitudes térmicas mais adversas.

 

O facto de o valor do coeficiente de condutibilidade térmica da cortiça não sofrer grandes oscilações com as variações de temperatura exterior, conferem-lhe um atraso na propagação do fluxo de calor do exterior para o interior, com benefícios para os seus ocupantes.

 

Mais informação sobre o artigo aqui.

Cortiça coberturas inclinadas

 

 

PAREDES

 

Sistema ETICS

Associado a outros componentes, tais como massa adesiva, armação e reboco, proporciona um fácil e moderno acabamento, mais económico e que pode ser utilizado em construções antigas e recentes.

 

Este sistema de isolamento e revestimento de fachadas caracteriza-se por: economia de energia, redução de pontes térmicas, aumento da inércia térmica, diminuição da espessura das paredes, melhoria da impermeabilidade, diminuição do risco de condensação, aumento da durabilidade e em caso de reabilitação sem perturbação dos seus ocupantes.

 

Mais informação sobre o artigo aqui.

Imagem3

 

 

Sistema REV, com Cortiça à Vista

As placas de aglomerado de cortiça expandida do Tipo REV, para revestimentos Exteriores de fachadas com cortiça à vista, são fabricadas a partir de uma criteriosa seleção da matéria-prima, com uma densidade adequada, como forma de melhorar a sua resistência bem como da respetiva redução da absorção de água.

 

As suas características permitem-lhe um excelente comportamento mesmo quando sujeitas às mais adversas condições atmosféricas.

 

Mais informação sobre o artigo aqui.

Imagem2

 

Sistema REABILITACORK

As placas de aglomerado de cortiça expandida – ICB Tipo REABILITACORK, com incorporação de duas tiras de OSB, servem de base para a fixação dos restantes componentes do sistema, permitindo uma mais fácil aplicação, com a respetiva economia de tempo e recursos, sem perda das características desses mesmos sistemas construtivos.

 

Mais informação sobre o artigo aqui.

 

Imagem1 (1)

 

 

 

 

TODA A GAMA DE CORTIÇA DISPONÍVEL AQUI !

 

 

 

 

Texto escrito por Elisabete Brito, Gestora de Produto em OBRAS360 by Sotecnisol.

Percurso profissional de 20 anos na área da Construção.

 

Materiais de suporte: Conceitos Isolamento Acústico e Aplicações em Isocor.pt